sábado, 8 de junho de 2013

POR QUE LER?

         É engraçado como pensamos e agimos como algumas pessoas que nem conhecemos pessoalmente. Alguns depoimentos que li de colegas e autores são exatamente aquilo que vivi ou penso. Desde os sete anos de idade, sou viciada em livros. Os meus pais são pessoas ávidas por informações, então sempre leram muito, até hoje trocamos livros. Este fato me incentivou a ler sempre. Leio tudo o que aparece, às vezes início uma leitura que não me agrada muito, mas nunca desisto, não sei parar na metade de um livro, tenho que lê-lo até o fim, talvez seja uma mania, mas é assim que ajo.
         Os livros são os nossos melhores amigos. Nos fascinam, nos ensinam, nos fazem conhecer outras culturas, pessoas, saber como que elas vivem, o que pensam. Quem tem um livro por perto, nunca está sozinho. Não existe solidão diante de um livro. O livro nos preenche como seres humanos, pois nos desenvolve para a humanidade, ou seja, para que aceitemos as pessoas como elas são, para que respeitemos as diferenças alheias, para que possamos nos desenvolver em uma sociedade digna.
         Hoje em dia, eu leio de três a quatro livros de uma só vez. Antes algumas pessoas me criticavam por isso, mas descobri que os cientistas fizeram uma pesquisa e chegaram a conclusão de que ler vários livros ao mesmo tempo, estimula o cérebro. Então meu cérebro está ativo!
         Em minhas aulas sempre tenho um livro sobre a mesa. Venho utilizando este método desde 2005, quando lecionei em uma escola muito humilde. Percebi que os alunos ficavam curiosos com as capas dos livros ou com algum comentário que eu fazia sobre o mesmo. Consegui despertá-los para a importância da leitura. Tirei cópias de um capítulo do livro: "Escaravelho do diabo", da Série Vaga-lume, e distribui entre os alunos. Quase enlouqueci, pois todos amaram o capítulo e queriam mais. Foi um sucesso, depois deste livro, eles me pediam mais e mais livros.
         Sempre cito algum trecho de um livro que esteja lendo. Muitas vezes a leitura se transforma em debate, acho o máximo. Este ano estou lecionando para as 5as séries, e a leitura de um trecho, tornou-se hábito, quando não o faço, os alunos me cobram.
         Desta forma, penso que a leitura liberta, permite que viajemos a lugares longínquos sem precisarmos estar necessariamente lá. Habilita a nossa mente para a vida imaginária, a mais real de todas, e nos prepara para o seu lado mais real.
         A leitura é o oxigênio de um ser pensante.
Xenia Inajá dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário